sábado, 30 de junho de 2012


     Saúde
Enxaqueca
o que você pode fazer?

Joyce, uma mulher alegre que trabalha num escritório, olha para o documento em sua mão. De repente, partes da página desaparecem. Daí, ela vê pontos piscantes de luz que aumentam de intensidade até se tornarem linhas ziguezagueantes e padrões geométricos esquisitos. Em questão de minutos, Joyce quase não consegue enxergar. Percebendo o motivo, sem demora ela toma um pequeno comprimido que serve para esse tipo de emergência.
JOYCE tem enxaqueca, um distúrbio que difere da dor de cabeça comum em muitas maneiras. Por exemplo, ao contrário das dores de cabeça esporádicas, a enxaqueca segue um padrão. E o problema é tão grave que a pessoa deixa de fazer atividades cotidianas.
Quais são os sintomas? A dor é latejante e pode afetar apenas um lado da cabeça. A pessoa pode sentir náusea e aversão à luz forte. A crise dura de várias horas a vários dias.
Embora a maioria das pessoas tenha dores de cabeça ocasionais causadas por tensão, apenas uma em cada dez tem enxaqueca. O distúrbio afeta mais mulheres que homens. A gravidade varia de caso para caso, mas a maioria das vítimas perde vários dias de trabalho por ano. A enxaqueca interfere na renda da pessoa e pode afetar gravemente a vida familiar e social. Por isso, ela foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como um dos 20 maiores fatores debilitantes do mundo.
Antes de uma crise de enxaqueca, algumas vítimas apresentam sintomas como mãos frias, cansaço, fome ou mudanças de humor. Daí, pouco antes da dor de cabeça, pode haver tontura, zumbido nos ouvidos, sensação de formigamento, visão dupla, dificuldade na fala ou fraqueza nos músculos.
As causas da enxaqueca não são totalmente conhecidas, mas uma teoria diz que ela é um distúrbio do sistema nervoso que afeta os vasos sanguíneos na cabeça. Pelo visto, a dor é latejante por causa da passagem de sangue através de vasos irritados. A revista Emergency Medicinediz: “Pacientes com enxaqueca herdam um sistema nervoso extremamente sensível, que pode ser afetado por várias coisas, como sono insuficiente, cheiros fortes, viagens, pular refeições, estresse e alterações nos níveis hormonais.” Eles também podem ser vulneráveis a síndrome do intestino irritável, crises de ansiedade e depressão.

Como se sentir melhor?

Você não pode mudar o sistema nervoso que herdou. Mas talvez possa impedir o início de crises de enxaqueca. Alguns escrevem um diário para identificar alimentos ou situações que provocam as crises.
Cada caso é diferente. Lorraine descobriu que suas crises de enxaqueca estavam ligadas ao seu ciclo menstrual. “Por volta do meio do ciclo”, conta ela, “qualquer estímulo ou atividade em excesso — trabalho, calor ou frio, barulho e até comida apimentada — causava uma crise. Assim, procuro tranquilidade e moderação nesse período”. Joyce, que sofre de crises de enxaqueca por mais de 60 anos, diz: “Percebi que laranja, abacaxi e vinho tinto provocam imediatamente uma crise. Então, eu os evito.”
Identificar as causas não é fácil, porque uma combinação de vários fatores costuma provocar uma crise. Por exemplo, comer chocolate talvez não lhe cause enxaqueca numa ocasião, mas em outra sim, por causa de um fator adicional.
Mesmo que não consiga identificar ou evitar fatores que causam sua enxaqueca, existem outros modos de reduzir a possibilidade de uma crise. Especialistas recomendam ir dormir e se levantar na mesma hora todos os dias. Se quiser dormir mais no fim de semana, eles sugerem se levantar no horário normal, fazer algo por alguns minutos e daí voltar para a cama. Uma mudança no consumo de cafeína pode causar enxaqueca, então não beba mais do que duas xícaras de café ou dois copos de bebida à base de cola por dia. Visto que a fome pode provocar enxaqueca, evite pular refeições. O estresse, que costuma ser uma causa, não é fácil de ser evitado, mas você talvez consiga encontrar maneiras de relaxar, talvez por ajustar sua programação, ler a Bíblia ou ouvir música calma.

Que tratamentos existem?

Existe uma ampla variedade de opções de tratamentos.*Por exemplo, dormir é um dos melhores remédios. Analgésicos que podem ser comprados sem receita médica talvez tragam alívio suficiente para conseguir dormir.
Em 1993, triptanos, um novo tipo de remédio vendido com receita, surgiram no mercado, especificamente para tratar a enxaqueca. O The Medical Journal of Australia chamou isso de “um grande avanço em tratamento médico”, acrescentando: “O surgimento dos triptanos . . . foi para a cefaleia em salvas e a enxaqueca quase o mesmo que a penicilina foi para as infecções bacterianas.”
No entanto, diferentemente das infecções, a enxaqueca não mata. Por isso, sua cura não salva vidas. Mas os triptanos trouxeram tremendo alívio e são chamados de milagrosos por algumas pessoas que por anos ficaram debilitadas pela enxaqueca. Mesmo assim, os pacientes ainda precisam fazer mudanças nas atividades já mencionadas.
É claro que todos os remédios têm vantagens e desvantagens. Qual é o lado negativo dos triptanos? Primeiro, cada comprimido pode chegar a ter o custo de uma refeição num bom restaurante. Assim, eles costumam ser receitados apenas para pessoas com enxaqueca moderada ou intensa. Além disso, os triptanos não surtem efeito em todas as pessoas, e algumas, por terem certos problemas de saúde, são aconselhadas a nem mesmo experimentá-los. Embora não exista cura conhecida para os problemas de saúde herdados por vítimas de enxaqueca, a Emergency Medicine conclui: “Com a chegada de remédios novos e melhores, não há motivo para que os pacientes continuem sofrendo.”

*  Despertai! não recomenda nenhum tratamento específico. Cabe a cada um avaliar cuidadosamente as opções antes de tomar uma decisão.

publicado na Despertai janeiro de 2011
Alguém escrevendo em um diário
Alguns escrevem um diário para identificar alimentos ou situações que provocam as crises
Um homem ouvindo música
Ouvir música calma pode ajudar a reduzir o estresse, que costuma ser um fator para a enxaqueca


TV — ladrão de tempo?


SE ALGUÉM lhe oferecesse um milhão de dólares para deixar de ver televisão pelo resto da vida, você aceitaria? Alguns anos atrás, 1 em cada 4 americanos entrevistados disse que não. Numa outra entrevista, perguntou-se a vários homens o que mais desejavam na vida. Apesar de a maioria ter mencionado que queria paz e felicidade, isso vinha em segundo lugar na lista. O que eles mais queriam era uma televisão de tela grande!
A televisão é muito popular em todo o mundo. Em 1931, quando ela estava no seu início, o presidente da Radio Corporation of America disse: “Quando a televisão atingir seu pleno potencial, podemos razoavelmente esperar que o número de audiência chegue a ser o mesmo da população da Terra.” Essas palavras podem ter parecido irrealistas naquela época, mas atualmente não são. Estima-se que o número de televisores em todo o mundo seja de 1,5 bilhão, e o número de pessoas que vê televisão é muito maior. Opiniões à parte, o fato é que a TV desempenha um papel importante na vida das pessoas.
O tempo que muitos dedicam à TV é surpreendente. Um estudo recente feito no mundo inteiro mostrou que, em média, as pessoas gastam um pouco mais de três horas por dia vendo televisão. Os norte-americanos gastam quatro horas e meia na frente do televisor todos os dias, e os japoneses encabeçam a lista com cinco horas por dia. Essas horas vão se acumulando. Se gastarmos quatro horas por dia vendo televisão, quando chegarmos aos 60 anos teremos gasto dez anos na frente dela. No entanto, nenhum de nós gostaria que se gravasse na nossa lápide: “Aqui jaz nosso amado amigo, que passou um sexto de sua vida vendo televisão.”
As pessoas passam horas na frente da TV, mas será que é porque gostam disso? Não necessariamente. Muitos acham que gastam tempo demais vendo televisão e se sentem culpados por não terem usado seu tempo de forma mais produtiva. Alguns dizem que estão “viciados em TV”. É claro que ninguém fica viciado em TV da mesma maneira que uma pessoa fica viciada em drogas. Ainda assim há semelhanças. Quem é viciado dedica muito tempo à droga que usa. Embora queira reduzir esse tempo ou abandonar o vício, não consegue fazer isso. Sacrifica importantes atividades sociais e familiares para se drogar, e sofre sintomas de abstinência quando pára de tomar drogas. Todos esses sintomas podem ocorrer com pessoas que gastam muito tempo vendo televisão.
“Comer mel demais não é bom”, escreveu o sábio Rei Salomão. (Provérbios 25:27) O mesmo princípio se aplica a ver televisão. Embora ela exiba muitas coisas que vale a pena ver, passar tempo demais na frente da TV pode roubar tempo que poderia ser gasto com a família, prejudicar a leitura e o desempenho escolar das crianças, e é um dos fatores relacionados à obesidade. Se você investe muito tempo vendo televisão, seria bom perguntar a si mesmo o que está lucrando com isso. O nosso tempo é precioso demais para ser desperdiçado. Também seria bom analisar o que vemos na TV. 

para saber mais acesse: www.watchtower.org ou contate uma Testemunha de Jeová mais próxima a você.



Como você pode encontrar a religião verdadeira?
Será que todas as religiões agradam a Deus ou agrada-lhe apenas uma? (1)
Por que há tantas religiões que afirmam ser cristãs? (2)
Como se pode identificar os verdadeiros cristãos? (3-7)
1. Jesus instituiu uma só religião cristã verdadeira. De modo que hoje deve haver apenas um só corpo, ou grupo, de verdadeiros adoradores de Jeová Deus. (João 4:23, 24Efésios 4:4, 5) A Bíblia ensina que somente poucos seguem a estrada apertada que conduz à vida. — Mateus 7:13, 14.
2. A Bíblia predisse que, após a morte dos apóstolos, aos poucos se introduziriam na congregação cristã ensinos errados e práticas não-cristãs. Homens desviariam crentes para seguir a eles, em vez de a Cristo. (Mateus 7:1521-23Atos 20:29, 30) Este é o motivo de vermos tantas religiões diferentes, que afirmam ser cristãs. Como podemos identificar os verdadeiros cristãos?
3. O que mais destaca os verdadeiros cristãos é que têm verdadeiro amor entre si. (João 13:34, 35) Não são ensinados a achar que são melhores do que as pessoas de outra raça ou cor. Tampouco são ensinados a odiar as pessoas de outros países. (Atos 10:34, 35) Por isso, não participam em guerras. Os verdadeiros cristãos tratam uns aos outros como irmãos e irmãs. — 1 João 4:20, 21.
4. Outra particularidade da religião verdadeira é que seus membros têm um profundo respeito pela Bíblia. Aceitam-na como a Palavra de Deus e crêem no que ela diz. (João 17:172 Timóteo 3:16, 17) Consideram a Palavra de Deus mais importante do que idéias ou costumes humanos. (Mateus 15:1-37-9) Procuram levar a sua vida guiados pela Bíblia. Assim, não pregam uma coisa ao passo que praticam outra. — Tito 1:15, 16.
 Os verdadeiros cristãos têm amor entre si, respeitam a Bíblia e pregam o Reino de Deus
5. A religião verdadeira também precisa honrar o nome de Deus. (Mateus 6:9) Jesus tornou conhecido a outros o nome de Deus, Jeová. Os verdadeiros cristãos precisam fazer o mesmo. (João 17:626Romanos 10:13, 14) Quem, na sua localidade, fala aos outros sobre o nome de Deus?
6. Os verdadeiros cristãos têm de pregar o Reino de Deus. Jesus fazia isso. Ele sempre falava sobre o Reino. (Lucas 8:1) Mandou que seus discípulos pregassem esta mesma mensagem em toda a Terra. (Mateus 24:1428:19, 20) Os verdadeiros cristãos crêem que somente o Reino de Deus trará verdadeira paz e segurança nesta Terra. — Salmo 146:3-5.
7. Os discípulos de Jesus não devem fazer parte deste mundo iníquo. (João 17:16) Não se envolvem nos assuntos políticos, nem nas controvérsias sociais do mundo. Evitam a conduta, as práticas e as atitudes prejudiciais tão comuns neste mundo. (Tiago 1:274:4) Pode você identificar na sua localidade o grupo religioso que tem estes sinais identificadores, que destacam o verdadeiro cristianismo?

para saber mais acesse: www.watchtower.org , site oficial das Testemunhas de Jeová

cleifar@hotmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Que bicho é esse?


Existem pessoas por aí que fazem um quadro qualquer, dão um toque de erotismo e se dizem artistas. Ok, ok. O que vou mostar aqui não é bem uma obra de arte, mas tem uma idéia que falta em muitas. Que bicho é esse que você vê abaixo?
Curiosidades: Que bicho é esse?
Não! Não é apenas um sapo, é a cabeça de um cavalo também. Uma brincadeira bacana, uma curiosidade que mexe com a ilusão de ótica e nos surpreende. Bacana, não?

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO

Trouxemos, então, alguns exercícios para o cérebro  que brincam com ilusões de ótica. É muito divertido participar e ainda, como todo exercício mental, estimula seu cérebro e melhora sua memória. Confira abaixo alguns exercícios para o cérebro e divirta-se!
O Primeiro deles, é o já famoso troca-letras, que prova que a ordem das letras não importa tanto na leitura das palavras.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
O exercício seguinte, da troca de letras por número, mostra o quanto o cérebro da gente se adapta e reforça a idéia do exercício acima.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
Agora, vem uma série que desafia nosso cérebro. De cara, parece que temos apenas uma letra ou número inserida repetidamente, mas você seria capaz de encontrar um número ’6′ no meio desse monte de ’9′s?
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
E quanto a dois ‘B’s dentre os ‘R’s?
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
Um número ’1′ entre os ‘i’s.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
Um ‘N’ entre os ‘M’s.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
Um ‘Q’ entre os ‘O’s.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
E agora, o mais interessante. Veja se você consegue dizer a sequência de cores abaixo. Mas preste atenção!!! Você não pode ler as palavras, mas apenas dizer quais são as cores que você está vendo em sequência rapidamente.
Exercícios para o Cérebro e Ilusão de Ótica
Além destes, o treinamento dos trava-línguas também fazem um exercício interessante. Além de serem super divertidos. Veja alguns:
- O sabiá não sabia. Que o sábio sabia. Que o sabiá não sabia assobiar.
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
Casa suja, chão sujo.
- A batina do padre Pedro é preta.
- É muito socó para um socó só coçar.
- Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
- Fala, arara loura. A arara loura falará.
- Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Caso você queira ver mais trava-línguas, veja o site PsicopedagogiaBrasil. E se você quiser continuar fazendo outros exercícios diariamente, tente experimentar, um por dia, fazer todas as suas atividades normais andando de costas, trocar o lado dominante (se é destro, vire canhoto e vice-versa), trocar a ordem das atividades automáticas como calçar o sapato e daí por diante. Tudo o que você faz automaticamente por costume de uma vida inteira, se alterado exige um esforço do cérebro. Assim, com o cérebro estimulado, você pode ter uma memória mais longa e saudável. Por mais estranho que possa parecer.

fonte: www.putsgrilo.com
:P
Por que?


Por que é importante manter o cérebro ativo?
- Aprender é modificar o cérebro com experiência. Quanto mais você se esforça,     mais aprende, e melhor você fica naquilo que pratica.

- Por isso, o melhor remédio para a memória, a atenção e o raciocínio é... usar a   memória, a atenção e o raciocínio!

- Manter o cérebro ativo também é fundamental para evitar as perdas que vêm   com a idade.

- Motivação é fundamental. Vendo seu desempenho melhorar, você ganha   autoconfiança e vontade de continuar aprendendo e mantendo seu cérebro   sempre ativo.

- O cérebro custa caro em energia e nutrientes; todas as capacidades que não   são usadas vão aos poucos enfraquecendo para ceder recursos às funções  que   são de fato úteis.

- Por isso é importante manter o cérebro ativo com atividades variadas. Mas   isso   não basta; um estilo de vida saudável também é fundamental.
Aconteceu

Testemunhas de Jeová realizaram assembleia neste final de semana

ÁGUA BRANCA (PI)As Testemunhas de Jeová realizaram neste final (sábado e domingo), a Assembleia de Circuito com o tema “Seja Santificado o nome de Deus” (Mateus 6:9). O evento foi realizado na quadra de esportes do Ginásio Poliesportivo “João Tataíra” na Rua Ribeiro Gonçalves (s/n) e teve uma assistência média de 660 pessoas.
Estiveram presentes Testemunhas de Jeová de todo o Médio Parnaíba e da capital, Teresina, bem como famílias de São Francisco do Maranhão. Todos desfrutaram de palestras bíblicas, demonstrações da vida real e experiências teocráticas edificantes.

Link original:
http://180graus.com/agua-branca/testemunhas-de-jeova-realizaram-assembleia-neste-

Atenção

Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da biblia, boa preparação das publicações,  e em breve ajudará a direcionar os leitores aos sites oficiais, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um forum de discussões, este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nossos Sites Oficiais: 
www.watchtower.org - www.jw-media.org - www.jw.org 


cleifar@hotmail.com

Imagine só! A revista A Sentinela, publicada em quase 200 idiomas, é a mais amplamente distribuída no mundo. Mas você não a encontrará pra comprar em lugar nenhum.

 Ela é a revista mais amplamente lida no mundo hoje, mas não se consegue assiná-la ou encontrá-la numa banca de revistas.
A Sentinela, revista mensal distribuída pelas Testemunhas de Jeová em seu ministério voluntário de casa-em-casa, alcançou uma tiragem de mais de 42 milhões de exemplares.
De acordo com o Revisor de revistas de Nova York, ano passado, 7,3 milhões de Testemunhas de Jeová espalhadas em todo o mundo usaram 1,5 trilhões de horas batendo nas portas portando A Sentinela, um guia de crenças doutrinais das Testemunhas.
E não para por aí. Todo mês, aproximadamente 42 milhões de cópias são impressas em mais de 195 línguas e distribuídas em 236 países. A revista que mais se aproxima dessa tiragem, AARP The Magazine tem uma circulação de quase 24 milhões.
A revista A Sentinela - tema completo é A Sentinela: Anunciando o Reino de Jeová – é publicada pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia, com sede próxima ao East River em Brooklyn, N.Y. Ela também publica outra revista companheira, Despertai!,bem como outros livros, brochuras e a Bíblia.

Toda a obra das Testemunhas de Jeová é mantida por donativos.
O objetivo da revista A Sentinela é impresso na página contracapa de cada artigo: “O objetivo desta revista é honrar a Jeová Deus, o Supremo Governante do universo. Como os vigias dos tempos antigos que observavam e alertavam sobre acontecimentos que indicavam o perigo, esta revista nos apresenta o significado dos acontecimentos mundiais à luz das profecias bíblicas. Conforta as pessoas com as boas novas do Reino de Deus, um governo real no céu, que em breve trará um fim à toda a iniquidade e transformará a terra num paraíso.”
A Sentinela, SURGIU em 1879, quando o editor e pregador Charles T. Russel lançou a Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo.
     Cada artigo de A Sentinela é planejado com um ano de antecedência pelo comitê-editor de 9 membros na sede das Testemunhas em Brooklyn e um tema central, como a criação de filhos ou divórcio, é escolhido para cada mês.
     Os 70 membros do Departamento de Redação convivem com aproximadamente 1.500 outros trabalhadores em 5 prédios residenciais próximos ao escritório-sede em Brooklyn.




cleifar@hotmail.com


Já se perguntou?
Quem é o Diabo?
Satanás, o Diabo — de onde veio ele? (1, 2)
Como Satanás desencaminha as pessoas? (3-7)
Por que você deve resistir ao Diabo? (7)
1. A palavra “diabo” refere-se a alguém que diz mentiras maldosas sobre outra pessoa. “Satanás” significa inimigo ou opositor. São termos aplicados ao principal inimigo de Deus. No começo, ele era um anjo perfeito no céu, junto a Deus. No entanto, mais tarde ficou muito convencido e quis para si a adoração que de direito é de Deus. — Mateus 4:8-10
2. Este anjo, Satanás, falou a Eva por meio de uma serpente. Por contar-lhe mentiras, induziu-a a desobedecer a Deus. Satanás atacou assim o que se chama de “soberania” ou posição de Deus, como o Altíssimo. Satanás questionou a forma de Deus governar, se era digna e nos melhores interesses dos Seus súditos. Satanás levantou também dúvidas sobre se algum humano permaneceria leal a Deus. Satanás tornou-se assim inimigo de Deus. Foi por isso que passou a ser chamado de Satanás, o Diabo. —Gênesis 3:1-5Jó 1:8-11Revelação (Apocalipse) 12:9.
3. Satanás procura enganar as pessoas para que adorem a ele. (2 Coríntios 11:314) Um modo de desencaminhar as pessoas é a religião falsa. Quando uma religião ensina mentiras a respeito de Deus, ela na realidade serve aos objetivos de Satanás. (João 8:44) Os membros das religiões falsas talvez creiam sinceramente que estão adorando o verdadeiro Deus. Mas na realidade servem a Satanás. Ele é ‘o deus deste mundo’. — 2 Coríntios 4:4.
 A religião falsa, o espiritismo e o nacionalismo desencaminham as pessoas
4. O espiritismo é outra forma de Satanás dominar as pessoas. Essas talvez invoquem espíritos para obter proteção, para prejudicar outros, para predizer o futuro ou para fazer milagres. Satanás é a força perversa por trás de todas essas práticas. Para agradarmos a Deus, não devemos ter nada que ver com o espiritismo. — Deuteronômio 18:10-12Atos 19:18, 19.
5. Satanás desencaminha também as pessoas por meio de um extremo orgulho de raça e do culto de organizações políticas. Alguns acham que sua nação, ou raça, seja melhor do que a de outros. Mas isto não é verdade. (Atos 10:34, 35) Outros esperam que organizações políticas resolvam os problemas do homem. Com isso, eles rejeitam o Reino de Deus. Este é a única solução dos nossos problemas. — Daniel 2:44.

Resista a Satanás por continuar a aprender algo sobre Jeová
6. Outra maneira de Satanás desencaminhar as pessoas é tentá-las com desejos pecaminosos. Jeová diz que devemos evitar práticas pecaminosas, porque sabe que essas nos prejudicam. (Gálatas 6:7, 8) Alguns talvez queiram que você participe com eles em práticas assim. Lembre-se, porém, de que é realmente Satanás quem quer que faça essas coisas. — 1 Coríntios 6:9, 1015:33.
7. Satanás talvez use perseguição ou oposição para afastá-lo de Jeová. Alguns dos seus entes queridos talvez se zanguem muito porque você estuda a Bíblia. Outros talvez zombem de você. Mas a quem deve a vida? Satanás quer amedrontá-lo para que pare de aprender algo sobre Jeová. Não deixe Satanás vencer! (Mateus 10:34-391 Pedro 5:8, 9) Por resistir ao Diabo, pode tornar Jeová feliz e mostrar que defende a Sua soberania. — Provérbios 27:11.

quer saber mais?
visite o site: watchtower.org